Organização versus Organismo.
Palavras são mais do que palavras. Palavras tem o poder de induzir, de provocar sentimentos, reações e comportamentos, positivos e negativos.
Por essa razão é necessário ter cuidado no uso das palavras.
Os conceitos de Nação e Estado guardam uma grande distância entre si.
No mundo dos negócios não é diferente.
A depender do entendimento do que estamos construindo juntos, nosso talento e competências podem gerar resultados muito diferentes.
Ainda hoje é frequente o uso do termo Organização para definir o modelo de uma empresa.
De acordo com os dicionaristas, “Organização é a forma como se dispõe um sistema no qual se executam funções de modo coordenado e controlado, ação ou efeito de organizar rígido”.
Ao ler essa definição ficou claro porque Organização, para mim, nunca foi uma palavra inspiradora.
Por outro lado, tenho encontrado empresas que escolheram se definir como Organismo, que nos dicionários tem como significado “ser vivo, estruturas responsáveis por vários processos necessários á vida, conjunto de órgãos que constitui um ser vivo, dinâmico, mutável”
Gostei. Despertou em mim o sentimento de protagonismo, de um movimento coletivo e ordem natural a favor de um propósito altamente gratificante.
Certamente não basta a uma empresa se autodenominar um Organismo se não criar a ecologia vital, porém tudo começa com uma palavra e uma palavra tem poder.