A tampa da caixa do quebra-cabeça.
É curioso, se você der a alguém um saquinho cheio de pecinhas de quebra-cabeça, ainda que esta pessoa seja um craque em montar puzzle, é quase certo que não terá sucesso em chegar até o final. No entanto se as pecinhas vierem dentro de uma caixa, com a imagem do resultado na tampa, muitos irão conseguir realizar a montagem.
Quando temos a noção do conjunto, quando percebemos a situação em todo o seu significado, fica mais fácil entender o papel das partes, como se encaixam e a importância de cada uma delas.
No lado oposto, quando nos fixamos nas partes isoladamente temos dificuldade de ver com clareza qual o quadro que se desenha.
Em tempos em que a todo momento novos fatos se apresentam, é fundamental que empresas e marcas tenham a visão do todo que pretendem desenhar para o seu negócio e se aquela nova pecinha se encaixa ou não. Muitos modismos, ou ruídos que geram distração são armadilhas que causam dispersão, custos e incoerência na trajetória da empresa ou marca.
A tampa do quebra cabeça também alinha a visão coletiva do que estamos construindo juntos e cria sentimento de pertencimento e importância em cada um em relação ao todo.
Não importa se recebemos um saquinho com apenas uma pecinha, quem tem a tampa do quebra cabeça já enxerga a beleza do todo.